- ENCOMENDAS MÍNIMAS 14€ -

O que comer numa festa de aniversário?

05 | 06 | 2020
O que comer numa festa de aniversário?

[powr-popup id="389d7217_1556983354"]
Os chamados “comes e bebes” são uma peça central numa festa de aniversário e, por isso, a maior dor de cabeça de quem a organiza. Mas convenhamos, enquanto anfitriões de um evento temos que saber receber os nossos convidados, mas a ideia não é “matar a fome” a ninguém. É preciso tentar encontrar um equilíbrio nas quantidades de comida a servir e no stock de bebidas a comprar e essa é a maior dificuldade por isso a tendência é exagerar.

A palavra-chave é mais uma vez o planeamento: fazer uma lista do menu e da lista de compras associada e a atenção aos detalhes pode fazer a diferença entre uma festa memorável porque agradou a todos ou uma festa…memorável porque houve quem encontrasse pratos cheeeeiiios de vestígios de migalhas.

Tudo depende da duração da festa, a faixa etária e do tipo de convidados – há sempre os que comem e bebem mais e os que comem e bebem menos - mas aqui ficam algumas indicações que podem servir de referência:

Para decidir o peso do bolo de aniversário tenha em consideração que uma fatia média de bolo por convidado varia entre 100 a 150 gramas.

Numa festa só com doces e salgadinhos recomenda-se que existam 10 a 12 salgadinhos por pessoa, se estivermos a falar em miniaturas. Depois em relação aos doces sortidos deve-se calcular uns oito por pessoa. 

Falando de bebidas, nomeadamente, sumos, deve-se assumir cerca de dois copos por pessoa como média de consumo (600ml). Já no que diz respeito a bebidas alcoólicas a referência é do consumo de um copo por pessoa (300ml). Falando de cerveja, em particular, deve-se calcular pelo menos duas a três doses por pessoa.

Se a festa incluir uma refeição principal, há algumas considerações a ter em relação às porções e quantidades. Se estivermos a falar de um churrasco deve-se considerar 300g de carne por pessoa, mas se for outro tipo de prato a quantidade de carne anda à volta dos 200g por pessoa. Em relação a acompanhamentos deve-se ter como referência 50g de arroz por pessoa, o que significa que um quilo de arroz dará para 20 pessoas. Quanto a legumes, saladas e outros acompanhamentos “verdes” deve-se assumir 150g por pessoa. Servindo pão e queijinhos de entrada deve-se considerar mais ou menos 150g de queijo por pessoa e 50g de pão.

Seja um churrasco, um jantar ou uma festa infantil, temos sempre dificuldades em decidir o que servir, acertar nas quantias e não ter desperdício. Deixámos, por último a sugestões de três menus diferentes para uma festa infantil articulados com os produtos do Festa em Casa: 

Menu 1 (duas horas de festa para crianças até aos cinco anos)

Pão com fiambre e/ou queijo
Batatas fritas
Pipocas
Sumos/água
Bolo de aniversário

Menu 2 (duas horas de festa para crianças até aos 12 anos)

Pão com fiambre e/ou queijo
Batatas fritas
Pipocas
Bolachas
Gelatina
Mousse de chocolate
Sumos/água
Bolo de aniversário

Menu 3 (uma tarde inteira de festa com lanche ou refeição principal à mistura)

Pizza/hot dog
Espetada de fruta
Pão com fiambre e/ou queijo
Batatas fritas
Pipocas
Bolachas
Gelatina
Mousse de chocolate
Sumos/água
Bolo de aniversário

CONSULTE TAMBÉM:

Este conteúdo foi escrito com intuitos meramente informativos. A autora e o Festa em Casa declinam expressamente qualquer tipo de responsabilidade decorrente de quaisquer efeitos adversos resultantes do uso ou aplicação desta informação.

Vai planear uma festa?
Aproveite esta checklist para organizar um evento de forma fácil e prática.

Os Melhores Artigos

Festa em Casa Blogue

Este é o ponto de encontro entre o Festa em Casa e os seus clientes e, nesse sentido, o protagonista é você. Criamos este blogue para partilhar dicas e ideias de decoração de festas, cuidados a ter, lembranças criativas e brincadeiras a fazer. Faça-nos chegar todas as suas dúvidas e propostas para artigos que gostaria de ver publicados através do email suporte@festaemcasa.pt